quarta-feira, 3 de maio de 2017

CAEMA DE PIRAPEMAS SE POSICIONA SOBRE PROBLEMAS NO ABASTECIMENTO

     Desde o início desta semana várias reclamações sobre as constantes falhas no fornecimento de água em nosso município, bem como da qualidade deste bem que é importantíssimo para nossa sobrevivência por meio do WhatsApp da produção do Programa Ronda do Povão e do grupo de WhatsApp da TV Impácto, do qual Neto Jhones é Administrador, por isso, eu, Marcos Vieira e Francisco Macedo dos Santos, do Blog Pirapemas em Foco e da produção do Ronda do povão e Neto Jhones Apresentador do Ronda do Povão e colaborador deste Blog decidimos questionar o sr. César Sousa, Encarregado do Sistema dá Caema de Pirapemas (ETA) sobre os problemas apontados.


César Sousa
Encarregado da ETA de Pirapemas
   Fizemos duas visitas guiadas nas instalações da Estação de Captação e na Estação de Tratamento e Bombeamento da Caema em Pirapemas, onde conhecemos os respectivos sistemas, observamos que a estrutura é antiga, permanece a mesma desde a inauguração em 1989, na gestão do ex governador Cafeteira e carece de reparos e melhorias, tendo em vista que a população de Pirapemas, ao menos, dobrou neste período.

     Questionamos operadores e o próprio Encarregado da ETA sobre as repetidas falhas no fornecimento de água no município e a resposta foi a mesma, que "o problema é causado por queda ou oscilação na tensão (energia) na Estação de Captação ou na Estação de Bombeamento" sendo explicado a nós que os equipamentos da Caema trabalham em 380 volts, diferente dos nossos de casa, e que uma pequena variação de tensão na alimentação destes equipamentos faz com que estes se desliguem de maneira a não ocasionar a queima dos mesmos.

     O sr. César Sousa, Encarregado da Caema em Pirapemas, nos relatou que tão logo que o problema é constatado, a concessionária de energia é acionada, mas que a mesma, às vezes, demora muito a responder ao chamado.

     No que diz respeito á qualidade da água que chega em nossas casas, o Encarregado reafirmou que todos os tratamentos químicos necessários para garantis a qualidade da água são feitos na ETA e que, no que diz respeito às ocorrências da água chegando nas casas barrenta, que o problema pode estar na tubulação, e não no tratamento, mas que a própria Caema disponibiliza um químico para realizar os testes na água que chega em nossas casas, podendo ser solicitada a visita deste químico no próprio escritório da ETA de Pirapemas.

     Por fim firmamos uma parceria, nós do Blog Pirapemas em Foco e o Programa Ronda do Povão com a ETA de Pirapemas, que, à medida que falte água na cidade a Caema de Pirapemas divulgue as causas para informação da sociedade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário